. Para manter o sistema educativo actualizado e dinâmico, os professores e outros agentes intervenientes no processo devem ser agentes de mudança e de inovação;
. Os professores precisam de actualizar a sua formação ao longo da vida;
. O trabalho em equipa implica profundas alterações na organização, gestão e cultura das escolas;
. A formação nas TIC é uma boa ferramenta e também uma óptima estratégia para se introduzir mudanças e inovações no ensino.
Aspectos e finalidades da formação dos professores:
- Cursos de formação presencial que incentivem o trabalho colaborativo entre os alunos, através da execução de trabalhos em equipa, quer presencialmente, quer utilizando o correio electrónico, os chats ou os foruns de discussão;
- O desenvolvimento de projectos em conjunto com outros colegas, podendo constituir-se uma comunidade de aprendizagem.
Podemos concluir que a formação não deve preocupar-se somente com o ministrar de conteúdos, mas sim em desenvolver nos professores capacidades de liderança, de apetência para a mudança, de vontade de inovar, de aprender, de dinamizar e de reflectir sobre as suas práticas.
http://www.nonio.uminho.pt/challenges/05comunicacoes/Tema2/06MariaMachado.pdf
Deverão ser os professores, com domínio das TIC, a ministrar os cursos de formação nas instituições seniores? Como?
Como é que as TIC, e o papel inovador que desempenham, podem ser um factor da preservação dos valores de cidadania "transgeracionais"? Ou será que são um factor fracturante para esses mesmos valores?
ResponderEliminarEntendemos que existem outros profissionais com competências e aptidões especificas no âmbito da 3.ª idade, nomeadamente os Técnicos de Serviço Social, Animadores Socioculturais, Técnicos de Gerontologia, Psicólogos, entre outros profissionais.
ResponderEliminarAs cibercompetências pretendidas para esta população sénior são comummente na óptica do utilizador, pelo que a nivel técnico não exigem a presença de conhecimentos muito especializados. Deste modo consideramos mais importante o factor humano e a capacidade de comunicação com os idosos do que propriamente os conhecimentos técnicos das TIC.
Para tirar partido das máximas potencialidades todos os professores devem ter formação na área das TIC. Será que não deveriam ter também na área de Educação e Formação de Adultos?
ResponderEliminarA utilização das TIC para a formação contínua dos professores é sem dúvida uma mais valia, no entanto não é a solução para todos os problemas. Questões relacionadas com o desenvolvimento de competências interpessoais são fundamentais para a boa prática pedagógica e não são os conhecimentos em TIC que possibilitam a sua aquisição.
ResponderEliminar