sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Será que a formação permanente de professores nas Tecnologias de Informação e de Comunicação são a chave para o sucesso?

. Para manter o sistema educativo actualizado e dinâmico, os professores e outros agentes intervenientes no processo devem ser agentes de mudança e de inovação;

. Os professores precisam de actualizar a sua formação ao longo da vida;

. O trabalho em equipa implica profundas alterações na organização, gestão e cultura das escolas;

. A formação nas TIC é uma boa ferramenta e também uma óptima estratégia para se introduzir mudanças e inovações no ensino.

Aspectos e finalidades da formação dos professores:

- Cursos de formação presencial que incentivem o trabalho colaborativo entre os alunos, através da execução de trabalhos em equipa, quer presencialmente, quer utilizando o correio electrónico, os chats ou os foruns de discussão;

- O desenvolvimento de projectos em conjunto com outros colegas, podendo constituir-se uma comunidade de aprendizagem.

Podemos concluir que a formação não deve preocupar-se somente com o ministrar de conteúdos, mas sim em desenvolver nos professores capacidades de liderança, de apetência para a mudança, de vontade de inovar, de aprender, de dinamizar e de reflectir sobre as suas práticas.

http://www.nonio.uminho.pt/challenges/05comunicacoes/Tema2/06MariaMachado.pdf

Deverão ser os professores, com domínio das TIC, a ministrar os cursos de formação nas instituições seniores? Como?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Idosos na Internet - De longe se faz perto

A escolha deste tema incide no facto do perfil dos utilizadores de computador e de Internet, na faixa etária dos 55 aos 74 anos, situar-se abaixo dos outros grupos etários.
De acordo com o Inquérito à Utilização das Tecnologias de Informação e de Comunicação pelas Famílias, observa-se que na faixa etária dos 55 aos 64 anos somente 23.2% utiliza o computador e 18.7% utiliza a internet, sendo que no grupo dos 65 aos 74 anos a proporção de utilizadores de computador e de internet é, respectivamente, 6.1% e 5.2%. Neste sentido, para atenuar estes valores, pretendemos aproximar o idoso do núcleo familiar e dos amigos, num ambiente de troca de ideias e informações, levando assim a reduzir o risco de isolamento, nomeadamente através da formação para a utilização de serviços, como por exemplo, a videoconferência (msn, skype).
As Tecnologias de Informação e de Comunicação vão possibilitar aos seniores estarem mais integrados na sociedade de informação através do desenvolvimento das cibercompetências.